xoves, abril 02, 2009

G20: Milhares manifestam-se no centro financeiro de Londres

Tags

Manifestantes no centro financeiro de Londres. Uma multidão formada por ambientalistas, sindicalistas, estudantes, activistas e membros de ONGs marchou até o centro financeiro da capital britânica para protestar contra o capitalismo, a especulação e a "ganância dos bancos". A manifestação, rodeada de medidas de segurança sem precedentes, antecede a reunião dos G-20, que tem início esta quinta-feira em Londres.


A manifestação alastrou-se a outras ruas de Londres, mas atinge basicamente a zona financeira da cidade. As palavras de ordem entoadas pelos manifestantes visam os banqueiros e os líderes dos países mais ricos, responsabilizados pela crise financeira, económica e social. O centro da manifestação acabou por formar-se junto ao Banco de Inglaterra, tento partido de vários pontos da cidade.

Os manifestantes associaram também este primeiro dia de Abril ao "dia das mentiras dos bancos", denunciando a ganância e a especulação que provocaram a crise financeira. A contestação à guerra e a luta contra as alterações climáticas são também o centro deste protesto. Um grupo de manifestantes preparava-se para carregar um iceberg gigante para a zona das docas de Londres.

Os manifestantes organizaram várias acções simbólicas, uma das quais representava os quatro cavaleiros do apocalipse: a guerra, as alterações climáticas, os crimes financeiros e os que ficaram sem casa.

A manifestação foi pacífica, com uma presença policial sem precedentes. Os incidentes junto ao edifício do Royal Bank of Scotland foram uma das poucas excepções, com vários manifestantes a entrarem no banco e provocaram desacatos em protesto contra os escândalos financeiros que ensombraram esta instituição, que foi salva da falência por fundos públicos.

A cimeira dos G-20 (que junta os países mais ricos e industrializados do Mundo bem como alguns países "emergentes") tem início esta quinta-feira.

Consulte o dossier Cimeira do G20

Fonte: Boletím esquerda.net
___________________
Máis información:

http://www.indymedia.org.uk

http://www.indymedia.org.uk/en/regions/london/

http://search.twitter.com
________


Por favor, o contido do seu comentario debe estar relacionado co asunto do artigo.

Prega-se o maior respecto coas persoas, polo que ataques persoais e insultos serán eliminados.

Por favor, non use os comentarios, só para facer propaganda do seu sitio ou será eliminado.
EmoticonEmoticon