martes, abril 06, 2021

Morreu Arcadi Oliveres, ... Por Carlos Taibo - Não conheci a ninguém que descrevesse com tanto rigor, com tanta finura, com tanta ironia e com tanta singeleza a miséria do mundo em que vivemos

... já é luz e vento e céu

Morreu Arcadi Oliveres. Poderia dizer que se foi um dos grandes. Mas era dos mui grandes. No verão deixou-nos Pere Casaldàliga; agora Arcadi. Contei mil vezes que faz muitos anos me considerava eu um herói quando, uma madrugada de sábado, me levantei às seis para pilhar um comboio e ir a uma mesa redonda em Albacete. Ao chegar ao edifício em que se devia desenvolver me encontrei com Arcadi, que tinha viajado em ónibus, toda a noite, desde Perpinyán, no Rosellón. E isso que tinha dez anos mais que eu e que sua saúde começava a se requebrar. A fé move montanhas. E a Arcadi nenhuma se lhe resistia.

Quando soube que sua doença era irreversível, faz numas semanas, chamei-no para infundir-lhe ânimo. Estava mui inteiro, tanto que fui eu quem, ao cabo, rompeu a chorar. Não conheci a ninguém que descrevesse com tanto rigor, com tanta finura, com tanta ironia e com tanta singeleza a miséria do mundo em que vivemos.

I ara que la mort, per més fermança, l'ha fet un xic més blanc i més esvelt, ja no et resta tan sols ni l'esperança d'abatre’l, que ja és llum i vent i cel”.

Fonte: Conta de Facebook de Carlos Taibo. | 06.04.2021 |

http://www.carlostaibo.com
_______

Relacionado:

✔ Conmoción no mundo social e político pola morte de Arcadi Oliveres. | El Nacional - 06.04.2021 | Ir á Web.
_______


Por favor, o contido do seu comentario debe estar relacionado co asunto do artigo.

Prega-se o maior respecto coas persoas, polo que ataques persoais e insultos serán eliminados.

Por favor, non use os comentarios, só para facer propaganda do seu sitio ou será eliminado.
EmoticonEmoticon